em Fertilidade, Ovulação

Período Fértil

Você sabe o que é o período fértil? Está tentando engravidar?

período fértil

Período fértil são os dias próximos da ovulação e é quando a mulher está mais fértil.

Ovulação é a liberação de um óvulo pelo ovário. É necessário que haja ovulação para que a fertilização aconteça e concretize a gravidez.

Este artigo vai ajudar você a identificar o seu período fértil!

1. Intervalos  entre as menstruações.

Essa talvez seja a informação mais importante para prever o seu período fértil.

Anote em um calendário, caderno, bloco de notas, ou até em aplicativos de celular quais dias você fica menstruada.

Você vai perceber que o intervalo de tempo (em dias) entre o início de uma menstruação e outra vai ser em média de 25 a 35 dias. Esse intervalo pode variar de um mês para o outro, porém não pode ser menor do que 25 dias ou maior do que 35 dias, pois isso pode ser sinal de alteração na ovulação.

Intervalos maiores do que 35 dias entre as menstruações podem estar relacionados a Síndrome dos Ovários Policísticos.

2. Quando é o Período Fértil?

Existem vários aplicativos e calculadoras que ajudam a calcular esse período, abaixo disponibilizo o link para o Calendário Menstrual. Existem inúmeros outros.

Aplicativo Calendário Menstrual 

Mas para você entender melhor o seu corpo pode definir você mesma.

Vou explicar  de maneira simples:

Primeiro é necessário saber que o ciclo menstrual inicia no 1º dia da menstruação, ou seja, o 1º dia do ciclo menstrual é o 1º dia da menstruação.

Pegue o intervalo de dias entre as menstruações (média), divida por 2. O dia resultante desse cálculo, será a o dia do ciclo que ocorrerá a ovulação. O período fértil são os 6 dias que antecedem a ovulação. Complicado? Vou dar exemplos:

Uma mulher com 30 dias de intervalo entre as menstruações irá ovular provavelmente no 15º dia do ciclo, portanto o período fértil será do 10º ao 15º dias do ciclo.

Se o ciclo for de 18 dias, a ovulação ocorrerá provavelmente no 14º dia e o período fértil iniciará no 9º dia do ciclo.

3. Sinais da ovulação

Durante o período fértil existem sinais que podem ser percebidos pela mulher que  ajudam a definir esse período.

Muco: o muco é uma secreção transparente, pegajosa e sem odor que estará presente na vagina durante o período fértil. Para percebê-lo a mulher deve verificar a sua presença, e “testar” a sua consistência entre os dedos indicador e polegar. Se ele estiver pegajoso, formando um “fio” quando é esticado entre os dedos, significa que está no período fértil.período fértil

Dor: algumas mulheres percebem uma dor aguda no momento da ovulação. Essa dor geralmente é no baixo ventre, com início súbito, que pode permanecer de forma leve por até 3 dias.

Temperatura basal: após a ovulação, a temperatura corporal se eleva de 0,2 a 0,5 ºC, e pode ser medida utilizando um termômetro da seguinte maneira: todos os dias ao acordar, sem se levantar da cama, meça a temperatura por via oral e anote em um papel. Quando notar que a temperatura se eleva de 0,2 a 0,5 ºC e sem mantém até a próxima menstruação é um sinal que sugere que a ovulação ocorreu.

Libido e comportamento: Durante o período fértil, a libido aumenta, a mulher sente-se melhor, pode haver aumento do apetite.

Essas orientações são meramente informativas e não substituem uma consulta médica.

 

O Autor:

Dr. Gustavo Wandresen

CRM 22911 PR

Consultório: 041 30930826

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

fiv