em Perguntas frequentes


dicas infertilidade
Infertilidade Conjugal, quando suspeitar?

Quando o casal não consegue engravidar mesmo após 1 ano de tentativas, com relações sexuais frequentes e sem usar métodos anticoncepcionais.

Quando investigar infertilidade?

A investigação da infertilidade conjugal deve ser iniciada após o período de 1 ano tentado engravidar. Em mulheres com mais de 35 anos, justifica-se o início da investigação antes de um ano.

Como Tratar?

Clique aqui para saber mais.

O que pode causar infertilidade conjugal?

A infertilidade masculina pode ser causada por: baixa produção de espermatozóides, produção alterada ou nenhuma produção, impedindo que o espermatozóide encontre o óvulo;

A infertilidade feminina tem como causas: alterações na ovulação (impedindo que o óvulo seja liberado), na produção dos hormônios femininos (impedindo também a liberação dos óvulos), nas trompas ou tubas uterinas (impedindo o encontro do espermatozóide com o óvulo) ou até mesmo no próprio útero (impedindo tanto o encontro dos gametas como a implantação do embrião no endométrio.

Também existem alterações genéticas tanto no homem, quanto na mulher, provocando a produção de óvulos e espermatozóides com menos potencial para fecundação, ou que irão gerar embriões alterados. Dentre esta alterações, podemos citas a Síndrome de Turner e Síndrome do X frágil nas mulheres e microdeleção do cromossomo Y nos homens.

Outros fatores:  obesidade (tanto no homem quanto na mulher), uso de cigarros, maconha, cocaína, álcool, algumas medicações (antieméticos, antiinflamatórios, ansiolóticos nas mulheres e sulfasalazina, antihistamínicos e cetoconazol nos homens.

Algumas atividades profissionais, onde principalmente homens ficam expostos a temperaturas altas, profissões onde há exposição a radiações, produtos químicos (mercúrio, cádmio, solventes) também figuram entre fatores que podem contribuir para quadros de infertilidade masculina e infertilidade feminina.

Até que idade eu posso engravidar?

Todos os óvulos da sua vida já foram produzidos ainda quando você estava na barriga da sua mãe. Por volta de 16 a 20 semanas de gestação (5 meses), existe nos seu ovários a maior quantidade de óvulos da sua vida toda (aproximadamente 6 a 7 milhões). Logo ao nascer, essa quantidade já foi reduzida em 80% (300 a 500 mil). Estes ficam “parados”, até o momento da sua primeira menstruação. Após isso, os óvulos vão sendo “descartados” toda vez que ocorre uam ovulação, reduzindo gradativamente a quantidade e a qualidade dos óvulos disponíveis para fecundação. Isso vai acontecer durante os próximos 30 a 40 anos até a menopausa.

A  redução da reserva ovariana acentua-se de maneira importante após os 40 anos e de maneira drástica após os 45 anos de idade.

Tudo isso para explicar que a idade ideal para engravidar por meios naturais é antes dos 35 anos.

O problema é que o mundo moderno exige das mulheres estudo, preparação para o mercado de trabalho, colocação neste mercado, aperfeiçoamentos profissionais. Tudo isso dificulta ou até mesmo impossibilita que a mulher moderna consiga realizar o sonho da maternidade antes dos 35 anos de idade.

Dr .Gustavo Wandresen

CRM – PR 22911

Tel (041) 3090 – 5200

Av. Água Verde, 214 – Curitiba – PR

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Infertilidade