A causa da infertilidade pode estar no homem.
Aproximadamente 40% dos casos de infertilidade conjugal se deve a problemas masculinos (fator masculino). Outros 40% são devidos a problemas na mulher (fator femininos) e os 20% restantes fatores mistos (de ambos).
Quando se fala em infertilidade conjugal, o mais comum é pensarmos que o problema é com a mulher. A realidade é que quase metade dos casos pode ser de causa masculina.
Quais são as causas de infertilidade masculina mais comuns?
As principais causas de infertilidade masculina são:
- Varicocele;
- Azoospermias.
Varicocele
Varicocele é uma alteração nas veias que drenam os testículos.
Estas veias, chamadas de plexo pampiniforme, ficam dilatadas, causando uma elevação da temperatura dos testículos, que pode levar a alterações no sêmen, causando infertilidade masculina.
A varicocele pode acometer aproximadamente 15% da população adulta jovem, e é responsável por até 40% dos casos de infertilidade masculina.
Aproximadamente 5% dos homens que têm varicocele sentem dor, ou seja, a maioria não sabe que tem o problema, até ser examinado e diagnosticado.
O diagnóstico de varicocele é realizado principalmente durante o exame físico (inspeção e palpação).
A ultrassonografia auxilia e confirma o diagnóstico, principalmente nos casos duvidosos.
O tratamento da varicocele é cirúrgico e deve ser realizado por médico com experiência na área.
Azoospermia
É a ausência de espermatozóides no exame (espermograma ou análise seminal)
Pode afetar até 1% da população geral e é causa de infertilidade masculina em até 15% dos casos.
A azoospermia pode ser de causa:
- obstrutiva (como uma vasectomia por exemplo, ou defeito congênito dos ductos deferentes), ou
- não obstrutiva (quando a produção dos espermatozóide pelos testículos está prejudicada, devido a problemas hormonais, alterações genéticas, criptorquidia, utilização das chamadas”bombas” de esteróides anabolizantes).
O diagnóstico de azoospermia é realizado através do espermograma ou análise seminal, após 2 coletas, com centrifugação e contagem manual de espermatozóides demonstrando ausência de espermatozóides.
O tratamento da azoosperima depende da causa, pode variar desde um tratamento clínico (sem cirurgia), até tratamentos mais complexos como biópsia testicular.
A investigação e o tratamento da infertilidade masculina deve ser realizada por médico com experiência em reprodução humana, urologista ou andrologista.
Se você acha que este post pode ser útil, curta e compartilhe.
Dr. Gustavo Wandresen
CRM 22911 – PR
Av.Água Verde, 214 – Curitiba – PR.