em Citrato de Clomifeno
tratamento com clomid

Citrato de Clomifeno

7 Perguntas sobre o uso de Citrato de Clomifeno para engravidar – Tratamento para infertilidade.

1 – O que é o Citrato de Clomifeno?

O Citrato de Clomifeno (Clomid, Indux, Serofene), é uma medicação tomada por via oral para a indução da ovulação.

2 – Quem deve usar o Citrato de Clomifeno?

O uso de Citrato de Clomifeno como indutor de ovulação, faz parte das chamadas técnicas de baixa complexidade de reprodução humana.

É indicado para mulheres que desejam gravidez e que tenham algum problema de ovulação como único causador da infertilidade.

Para se ter certeza que a alteração de ovulação é o único fator que leva à dificuldade para engravidar, geralmente é necessária uma avaliação completa por parte do médico.

3 – Como o Citrato de Clomifeno age?

Seu mecanismo de ação leva a uma maior prdução de Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e Hormônio Luteinizante (LH), estimulando o crescimento de folículos ovarianos e posteriormente ovulação.

4 – Como é o tratamento para infertilidade com Citrato de Clomifeno?

Toma-se a medicação por via oral, na dose indicada pelo médico durante 5 dias, já na primeira fase do ciclo menstrual.

Durante o tratamento, o crescimento dos folículos ovarianos (locais onde ficam os óvulos), deve ser monitorado por ultrassonografia transvaginal de controle onulatório já a partir do 11º dia do ciclo menstrual.

Isso é necessário para que se tenha certeza que o número de folículos não é excessivo (mais do que 3), o que pode levar a uma chance aumentada de gravidez de gêmeos, trigêmeos até de quadrigêmeos.

5 – Se eu usar o Citrato de Clomifeno, vou engravidar mais rápido?

O uso do Citrato de Clomifeno como tratamento para infertilidade, é indicado em situações onde a ovulação não ocorre, ou ocorre com pouca frequencia. Mas este deve ser o único fator causador de infertilidade. Nestes casos, a taxa de sucesso pode chegar a até 40%.

Mulheres que ovulam normalmente não vão engravidar mais rápido se usarem o Citrato de Clomifeno.

Mulheres que ovulam normalmente e não engravidam, devem ser investigadas por um profissional com experiência em tratamento para infertilidade.

6 – É perigoso usar o Citrato de Clomifeno sem indicação médica?

Uma situação que eu vejo com frequência, é  mulheres usando o Citrato de Clomifeno por iniciativa própria, por indicação de pessoas conhecidas ou até por informações lidas na internet.

Algumas fazem isso porque querem engravidar mais rápido, mesmo sem saber como é o quadro reprodutivo delas.

Esta medicação, como qualquer outra, deve ser prescrita por um médico, de preferência com experiência em tratamento para infertilidade.

Seu uso indiscriminado pode levar a gestação de gêmeos, trigêmes, quadrigêmeos. Para algumas mulheres isso pode parecer muito bom, mas uma gestação múltipla é sempre um risco Outra situação, que pode acontecer é a chamada Síndrome de Hiperestímulo Ovariano, que é um inchaço dos ovários, com repercussão para todo o organismo, que em casos extremos pode levar até à  morte.

Conclusão

O Citrato de Clomifeno é uma ótima medicação para indução de ovulação. Sua utilização de maneira adequada traz bons resultados com baixo custo para a paciente.

Mas como toda medicação, tem seus riscos, e seu uso deve ser indicado por um médico com experiência em tratamento para infertilidade.para a mãe e para os fetos.

 

Dr. Gustavo Wandresen

CRM – PR 22911

Tel. (041) 3090-5200

Av. Água Verde, 214 – Cuitiba – PR.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

período fértil